quarta-feira

O Vinho Dos Mortos

Segundo a lenda, escrita na parede do museo, em Boticas (Trás-os-Montes), 'o vinho dos mortos' fala de enterramentos, soldados e garrafas do vinho tinto transmontano, que nos tempos dos franceses ficou enterrado para escapar às pilhagens. Passada a guerra napoleónica, os agricultores voltaram às suas casas e adegas e desenteraram as garrafas de vinho, duvidando se estaria bebível. Estava. E tinha ganho novas propiedades, por ter repousado debaixo da terra. Duzentos anos mais tarde Boticas continua a ser o berço do vinho dos mortos e pelo menos três pessoas ainda fazem o vinho. Dois são os mais afamados... Armindo de Sousa Pereira, que obteve este ano a denominação de origem para a sua pequena produção de 'vinho dos mortos' e António Linhares, que continua a fazer o vinho como sempre se fez na sua família. Ele não enterra as garrafas como Pereira, apenas as deita no chão da adega. Mas para ele este vinho não tem mais de 100 anos e não esteve no tempo dos franceses. Diz que quem criou o nome e a tradição de enterrar o vinho foram dois trabalhadores rurais que enterraram as garrafas de tinto que sobraram do farnel numa propiedade do farmacêutico local. Agora, no lar dos Linhares, à hora de almoço, um deles disse para o outro: 'Ora vamos lá desenterrar os mortos'.

As Costas De Portugal

















A minha amiga Teresa escreveu sobre as costas de Portugal... este é o seu trabalho:


Ao pensar de escrever algo sobre Portugal, havia um tema que achei tinha de ser falado: a costa, ja que o Portugal continental tem novecentos cuarenta e tres kilómetros de costa. Portugal, devido a sua posiçao geografica, conta com mais de oitocentos kilómetros de costa. A costa de Portugal e a sua posiçao geografica foram determinantes na epoca dos descubrimientos. Hoje em dia, o mar continua a sea uma fonte de rendimiento para o pais, com importantes portos navais e pesqueros. A partir dos anos setenta, o sector turistico começou a ser uma nova fonte do rendimiento para o pais, principalmente a costa do Algarve, que e a primeira a se desenvolver turísticamente.Faremos um pequeño percorrido pelo litoral luso, do Norte ao Sul, indicando as diferentes denominaçoes turisticas das suas costas.

COSTA VERDE. Tal como o nome sugere, adivinha-se o que aguarda o visitante: todas as tonalidades de verde em montes ondulantes, montanhas e vales fertéis, onde a agricultura prospera devido à precipitação, que faz desta a região mais verdejante de Portugal. Uma linha costeira de praias ainda não poluídas. Sao conhecidas pelo seu arial extenso (tanto de largura como de comprimento), fortes ventos, mareia agitada, tanto de verao como de inverno, e muitas dunas. Praias principais: Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Porto e Espinho. Enquanto, no interior, se podem ver pequenas quintas, herdades com solares que permaneceram na mesma família ao longo de séculos, vinhas e bosques de pinheiros e carvalhos. As principais cidades são Braga (terra dos bispos), Guimarães (considerada o berço da nação, capital do Condado Portucalense), Viana do Castelo (com opulentas casas em estilo barroco e renascentista e paisagens de cortar a respiração) e, está claro, o Porto, a segunda maior cidade do país, com uma atmosfera arquitectural do século XIX e o orgulho de dar nome ao vinho do Porto. Ainda nesta área, não perca o Parque Nacional da Peneda-Gerês: um cenário selvagem e dramático com uma grande variedade de flora e fauna.
COSTA DE PRATA. Embora nestas praias ja existam zonas masificadas turísticamente (ao nivel de turismo), podemos encontrar si nos pomos na estrada, prias onde o hommen “nao chego”, pequenas vilas pescatorias que podemos ver curiosidades como bueis na praia para ajudarem a recoger os barcos de pescadores até terra firme debido a ausencia de porto pescatorio. As caracteristicas destas praias sao muito similares das costa verde, exceptuando na onbdulaçao tao grande e o vento, e presente mas nao tao intenso. Praias: Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peninsula de Peniche (onde se podem practicar o surf e o windsurf). Alguns dos locais históricos e religiosos e das arquitecturas mais interessantes de Portugal podem ser encontrados nesta região, no centro do país. No litoral, praias quase desertas misturam-se com típicas vilas de pescadores, das quais a Nazaré é um dos melhores exemplos; no interior, campos férteis estendem-se ao longo das margens de rios como o Tejo, com pastos para gado e o cultivo de vinha, fruta ou arroz. Mais a Norte, Aveiro, que já foi um movimentado porto marítimo, ainda conserva o encanto dos seus canais e laguna, conhecida como «a ria». Não longe de Lisboa, a antiga cidade de Leiria, com o seu castelo fortificado do início do século XII, é um bom ponto de partida para visitar os grandes mosteiros da Batalha e de Alcobaça e o santuário de Fátima.

COSTA AZUL. Inclui de uma parte a chamada Costa de Lisboa, con parias como as de a Costa de Cintra, o Guincho, famosa pelo campeonato do mundo de windsurf, suf e parapente), e Estoril e Cascais, a chamada Costa dos Reis porque costumaba ser recuentada pela familia real. Do outro lado do Rio Tejo, cegando a Alamada, a Costa de Caparica, Sesimbra, e o Paruqe Natural da Arrabida com prias espectaculares que eu recomendo como Portinho da Arrabida (golfinhos), Galapos o Figueirinha. Do otro lado do Setúbal a uma peninsula, Troia. Podemos chegar com un ferri bote em 20 minutos desde Setúbal. Troia e uma lengua de areia de 35 km de comprimento por 8 de largura. Ao iniciada peninsula, o turismo esta masificado, mas pasados uns 10 km. Podemos encontrar autenticas praias paradisiacas e comer o bom peixinho grillado. (Reserva Natural do Estuario do Sado). Outras praias sao Sines e Porto Covo. Nesta parte as praias continuam a ser extensas e o mar calmo, com temperaturas similares ao sul de Espanha. O bronceado nesta zona e mais duradero e dourado, debido a la alta comtentraçao de yodo na agua do mar. A costa azul termina na regiao do Alentejo. Lisboa, a cidade mais visitada de Portugal, tem suficientes pontos de interesse (na capital e nos arredores) para a tornar um destino turístico por excelência. A pouca distância de carro, encontram-se praias de areia fina e vilas de pescadores, como Sesimbra, a vegetação intensa de Sintra, com os seus palácios reais e vistas de cortar a respiração sobre a serra e o mar, ou pode-se explorar os estuários do Tejo e do Sado. Desde as estâncias cosmopolitas do Estoril e Cascais à costa selvagem do Cabo Espichel; desde o sumptuoso Palácio de Queluz, que data do século XVIII, ao belo e tranquilo Parque Nacional da Arrábida, a escolha não é fácil. Lisboa, por si só, merece uns dias de permanência: visitar a Torre de Belém, que nos recorda a era dos Descobrimentos; o grandioso Mosteiro dos Jerónimos, do século XVI; as ruas estreitas de Alfama e do Bairro Alto, que lembram bairros mouros, aliados à zona ribeirinha, um animado calendário cultural e centros comerciais modernos e estilizados, transformam-na numa cidade única. Costa Azul (Cascais, Estoril, Lisboa), Costa Vicentina (Zambujeria do Mar) y Costa Algarvía (Lagos, Faro, Portimao, Albufeira).

COSTA VICENTINA. Praias: Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Arrifana e Odeceixe (já na região do Algarve). Tesouros naturais para desfrutar tranquilamente. Uma das últimas zonas ainda por desbravar da costa portuguesa, a Costa Vicentina, quase toda área protegida, tem praias que constituem verdadeiros tesouros da natureza, algumas delas com características naturais e infra-estruturas que as tornam perfeitas para serem frequentadas em família.
É uma região selvagem, em que predominam altas escarpas e vivências tradicionais, onde tanto se pode encontrar águas agitadas, ideais para a prática do “Surf” e do “Bodyboard”, como águas tão calmas que chegam a formar verdadeiras piscinas naturais. São praias perfeitas para famílias que gostam de usufruir da natureza e dos prazeres simples da vivência rural, em ambientes de paz, longe do rebuliço. Uma zona onde se podem encontrar hotéis de grande qualidade, mas também pequenas residenciais e vários parques de campismo. O mesmo acontece em relação aos restaurantes: a oferta varia entre aqueles que reúnem um conjunto de características que os tornou muito afamados e procurados e aqueles que, embora mais modestos oferecem pratos simples, mas confeccionados à saborosa maneira tradicional. É também uma zona bastante rica em património natural e cultural que permite às famílias que a escolherem para as suas férias alternar a praia com agradáveis percursos na natureza ou nas localidades mais históricas da região. Assim, Odeceixe surge como uma das praias aninhadas entre as altas falésias que caracterizam esta costa. Apesar disso, tem um areal extenso que ocupa toda a zona onde desagua a ribeira de Odeceixe, permitindo que a área de banhos possa ser dividida entre a água salgada do mar e a água doce da ribeira. Quando há maré baixa, formam-se pequenas lagoas no areal e abre-se passagem para outra praia. Mais a sul, perto de Vale da Telha, as extremas beleza natural e qualidade ambiental fazem da praia de Monte Clérigo uma das melhores de toda a costa. A pequena aldeia piscatória envolvente confere um encanto especial a este enorme areal. Arrifana é a primeira praia a seguir à Ponta da Atalaia e fica no fundo de uma enseada envolvida por altas escarpas, pelas quais vai descendo o casario que constitui a encantadora aldeia, até muito próximo do mar. 

ALGARVE. Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve. E por isso, todos os anos, milhares de turistas as procuram. Trata-se de um património natural que tem vindo a ser aproveitado de forma sustentada, dando origem a espaços de qualidade aptos a responder a diferentes necessidades. Praias para todos os gostos, na sua maioria reconhecidas com a chancela europeia da “Bandeira Azul”. Ao longo de cerca de 200km, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais. Praias de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas. Irresistível também, é o clima ameno que aqui se vive ao longo de todo o ano. Entre Odeceixe e Vila Real de Santo António, toda a faixa litoral desfruta de um microclima de características mediterrânicas em que as temperaturas variam entre os 15º, no Inverno, e os 30º no Verão. As praias do Algarve constituem, assim, a escolha ideal para umas férias revigorantes. Sagres, Lagos (Praia da Luz), Portimao (praia da Rocha), Albufeira, Vilamoura (Praia da Falesia, Pria dos Tomaes), a capital do marisoc, Olhao, e Tavira, com a praia da Ilha de Tavira, no parque natural da Ria Formosa).


Windows, Meu Pesadelo Particular

















A causa do meu furtivo desaparecimento: um vírus informático e um hacker que através dele tomou controle de meu computador... O problema segue pelo momento e hoje, de férias em casa de uns parentes, estou tomando um tempo para pôr-me ao dia e queixar-me um pouco do universo Windows. A maioria dos computadores do mundo, agem-se a través do renomado sistema operativo que é em verdade um programa vulnerável e totalmente infectado de milhões de vírus criados por aqueles que querem afundar a Microsoft , o se calhar pelos vendedores de programas antivirus ou resto de variantes e no pior dos casos de criminosos informáticos que pretendem tomar o controle de computadores agenos. São os chamados escravos. Telas variadas às quais se chegaria antes de poder aceder ao verdadeiro emissor de qualquer informação... No caso de meu pesadelo particular, não sei com que fim quiseram atacar minha equipe... meu tempo de paz acabo com um modem 3G da TMN... Outra das armadilhas modernas, já que estes modems estão defeituosos de qualquer tipo de medida de segurança no próprio hardward, e resultam o modo mais fácil para flanquear equipes próximas. Agora estou por adotar uma solução definitiva... a que ao fim me convence de que Windows não está a fazer o seu trabalho... regresso a Apple... Já tive um iBook e agora vou voltar à Mac com um Mac Mini, por segurança, porque um troyano para o sistema operativo de Apple é como se não existisse, não o lê, não o entende... ¡que descanso! Espero que em pouco tempo possa estar atualizando minha página mais amiúde e contando todas as vantagens de meu pequeno Mac.