quinta-feira

Um Homen Inesperado

Yasmina Reza está em todos os lugares... escreve, encena, realiza, gosta do teatro, do cinema, da televisão... Todos falam dela. Em Espanha está no teatro com duas peças, 'Art' e 'Un Dios Salvaje', e acaba de filmar (como realizadora) algumas cenas do seu novo filme 'Chicas' na cidade de Málaga. Agora, em Lisboa estreia 'Um Homen Inesperado' no Teatro Tivoli. Ele mesma encena a peça que estará em Lisboa de 15 de Abril a 3 de Março. Uma comédia romântica que fala do amor, amizade, trabalho, desejos e encontros. Nicette (Marta) é fã incondicional dos livros de Paulo (Paul Brodsky) e o conhece profundamente através da sua obra. Mas a imagem que tem dele talvez não corresponda à realidade. Numa viagem de comboio os dois cruzam-se. Qualquer pessoa que já viajou sozinha de autocarro ou de comboio sabe que estes são momentos para estar a pensar, a meditar... Paulo não conhece a leitora à sua frente nem repara nela. Pensa nos problemas dele, na família, no editor, na crise com a sua obra. Enquanto isso, ela faz uma reflexão em cima da vida dele, sem esquecer as questões que povoam a sua própria vida.

Teatro luso em Mérida

O día 20 de Abril (às 18.30h) terá lugar no Centro Cultural Alcazaba de Mérida o teatro 'Encomendação de João Calafate', de Teresa Rita Lopes. A interpretação estará a cargo do grupo de teatro da Universidade de Extremadura - Área de Filologia Portuguesa, de nome 'Teatro da Lua Cheia' com a realização de Lola Amado. A peça trata do processo de desaparição da vida rural baixo a pressão da vida urbana, um facto que marca a realidade da sociedade moderna e cada día mais da sociedade lusa. A morte do protagonista, homem da aldeia, atingido por um automóvel numa rua da cidade, simboliza o fim de uma forma de vida ligada à natureza, com uns valores mais humanos e autênticos, que nada têm a ver com a hipocrisia e o poder do dinheiro que domina a gente das cidades. Com estratégias dramáticas próprias do teatro das vanguardas e do teatro de marionetas, numa linguagem poética carregada de lúdica ironia, assistimos à tragédia de João Calafate, como metáfora de um mundo em extinção.


O teu colo, by André Sardet

Ficar aí a fingir voar
Tocar o tecto e rir do medo
Como um pião 
Rodar, rodar, rodar 

Eu quero subir no teu colo 
E aí de cima desvendar 
Ao longe a torre de um castelo 
Onde mora a princesa 
Que eu quiser sonhar 

Depois não quero sair 
Conta-me uma história até eu dormir 
Depois não quero descer 
Quero tocar o tecto 
Sempre só mais uma vez 

Eu quero ficar nos teus ombros 
A fingir sermos um avião 
E ver os meus braços pequenos 
A serem grandes na sombra do chão 

Eu gosto de ficar assim 
De ver mais alto do que eu 
Saber que ao longe o que faz medo 
É só um lugar onde é maior o céu 

Depois não quero sair 
Conta-me uma história até eu dormir 
Depois não quero descer 
Quero tocar o tecto 
Sempre só mais uma vez

Mundo de Cartão, o espectáculo

André Sardet está a realizar uma tournée resultado da edição de um DVD, o primeiro da carreira do cantor, e baseado no espectáculo Mundo de Cartão. Este é um conceito innovador onde várias formas de expressão artistica se juntam em torno da música de Sardet durante 70 minutos. Para tal, André Sardet criou uma companhia com bailarinos, teatro aéreo, malabaristas, palhaços e mimos, entre outros, que, em palco, promettem cativar público de todas as idades, mesmo que o disco esteja orientado ao público infantil. No fundo este é o mundo de fantasia, ilusão e magia, sonhado por Sardet, onde todo acontece com o maior cuidado cénico no plano espacial de um palco cheio de sonhos.

Um português na Casa Branca

Bo, de seis meses e pêlo preto e branco, foi apresentado oficialmente aos meios de comunicação social o día 14, nos jardins da Casa Branca, pelo presidente norte-americano, acompanhado pela mulher, Michelle, e as duas filhas de ambos, Malia e Sasha. Segundo o presidente Truman 'se se quiser um amigo em Washington, tem de se ter um cão'. Assim recordou o presidente Obama, brincando: 'finalmente, tenho um amigo'. O caozinho português foi um presente do senador Edward M. Kennedy, admirador daquela raça e conhecedor da alergia de Malia. O cão de água português é optimo para ela, por ser um cão que não perde pêlo. As primeiras fotografias do pequeno da Casa Branca gerou uma invasão de jornalistas, que disputaram os melhores lugares com a esperança de imortalizar qualquer barulho que Bo fizesse. Ao princípio, o bicho não gostou dos "flashes" e das câmaras, ao ponto de incomodar Michelle Obama, que o segurava pela trela. Mas, certamente, passado um tempo será a estreia da casa e das cenas de familia.

terça-feira

Concerto debaixo de água

Para celebrar o 25 de Abril, a Tvi transmitirá em directo o primeiro concerto do mundo debaixo de água. Será depois do Jornal Nacional, no día 24 de Abril, num palco a 340 metros de profundidade. Tvi e Edp apresentam o também chamado 'Concerto por um mundo melhor' com o fim de apelar à utilização das energias renováveis e o incentivo de ver a Paulo Gonzo que estreará o seu novo trabalho 'Espelho de Água'.

sábado

Folar de Páscoa

Em Portugal na Páscoa come-se o folar, o sabor da Páscoa. Um trabalho duro e uma recompensa gostosa... Águas Frias é uma das vilas que faz o melhor folar... Conhece o processo.

Amália, O Filme - Edição Especial

Já chega ao Fnac, o 16 de Abril. 'Amália, O Filme' vem num DVD em edição especial, com legendas em inglês, francês e português e um preço de 22,99 € (preço verde Fnac). 'Amália' segue a diva numa noite de Outono nova-iorquino em 1984, uma noite que atravessa as memórias íntimas de uma vida inteira. A precoce separação dos pais e a reconciliação precária, marcada pela indiferença da mãe e a morte da irmã Aninhas, até o início da vida adulta, inaugurada pela paixão com o guitarrista Francisco Cruz e o sucesso local e nacional, até a ruptura de um casamento indesejado. Uma fase de maturação artística e grande agitação, de vida dividida entre amantes e amores. 'Amália' é a biografia da mulher que atravessa o século XX para se tranformar numa das maiores personalidades musicais de todos os tempos.

terça-feira

Bom desenho para Erva

É uma série que não sigo mas desfruto da arte e não posso resistir um pack bem desenhado... e este ficou realmente bem. São as temporadas 1, 2 e 3 da série Weeds recolhidas no pack português... zona 2, com áudio em inglês, e subtítulos em português, inglês, espanhol, checo e polaco. A série é conhecida neste país como Erva e a primeira temporada foi emitida em RTP2 (a segunda da televisão pública nacional). Agora a emitirão de novo no canal de pagamento MOV de ZON Multimédia desde a temporada 1 e se espera que esta vez se passe da primeira temporada. Uma realidade de Portugal é que a televisão é quase toda de pagamento (só contamos com quatro canais em aberto) e que muitas dsa séries terminam por ficar a meio caminho assim que quem pretende seguí-la tem que comprar o dvd. Este pack o encontrei na Fnac e também se pode comprar a través da sua web
 

Conexão

Televisão de Galícia (TVG) em co-produção com a portuguesa RTP e a catalã TV3, estreará depois de Semana Santa, Conexão. Conexão é uma minissérie que tratará sobre o narcotráfico existente entre a fronteira galega e o norte de Portugal. A droga, as histórias de corrupção e os problemas sociais estarão bem presentes e sobre o trabalho das máfias desde o norte do país luso.  A produção, de dois capítulos, estará em prime time os días 14 e 15 de Abril na TVG.

quinta-feira

Não teremos quinta

Segundo alguns jornais nacionais já não há novo canal generalista. As propostas, apresentadas pela Zon e Telecinco, foram hoje rejeitadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) por não “reunirem os requisitos legais e regulamentares para admissão a concurso” (era a 2ª vez que as candidaturas eram apreciadas). Esta é uma decisão que surge depois de, em 20 de Fevereiro, a mesma entidade ter feito uma proposta de chumbo às mesmas candidaturas. De Zon afirmaram que não reunia meios técnicos e humanos suficientes e da Telecinco que não tem em conta a actual conjuntura económica do mercado. Portugal fica com a RTP1, a RTP2, a SIC e a TVI... não é muito para um país que quer chegar ao 2010 ao ritmo da Europa mas que nem tem canais grátis nem ainda esta preparado para a TDT.

O boucho

A designação refere-se ao enchido típico da Beira Alta, já que em Trás-os-Montes se dá o nome de butelo à mesma preparação. É composto por diversas carnes de porco, incluindo por vezes uma certa quantidade de ossos tenros, o que confere ao enchido um sabor muito especial. Pode ainda incluir arroz, ou pão, sendo o tempero essencial conseguido pela vinha de alhos. Utiliza a tripa larga do porco. Se for fumado, pode ser consumido algum tempo depois da confecção. Uma variante ao bucho, exclusivo da Beira Baixa, é o maranho, em que a matéria prima já não é o porco, mas sim o cabrito ou o borrego. As carnes são ligadas com arroz, juntando-se o salpicão, presunto, toucinho, tudo temperado com alhos, cebolas, vinho, azeite, salsa e hortelã. Como não são fumados, os maranhos devem ser comidos imediatamente após a confecção.

crédito: http://www.gastronomias.com/