
terça-feira
Chuck no Brasil

Força Tarefa, uma policial à brasileira

No Brasil está a ser estreia a nova série policial da Globo 'Força Tarefa', que será exibida às quintas-feiras no serão. Os protagonistas serão Murilo Benício como o tenente Wilson, Milton Gonçalves como o coronel Caetano, Hermila Guedes como a Selma, Rodrigo Einsfeld como o Jorge, Juliano Cazarre como o Irineu, Henrique Neves como o Oberdam e Osvaldo Barauna no papel do Genival. O Wilson tem rígidos princípios de justiça sobre todo no seu trabalho na corregedoria da Polícia Militar, órgão responsável por investigar crimes cometidos por policiais, e a história gira ao redor da sua tarefa diária. Uma mais de acção, num Brasil que gosta muito das séries de crimes e investigação, de espiões e policias, não só nacionais mas também do extrangeiro. Daqui o êxito de Chuck, que chegou ao episódio 16 da segunda temporada (em Portugal ainda estamos na espera do seu começo), de Life o de CSI.
sexta-feira
Farinheira

terça-feira
Estou de Dieta

O Teatro da Trinidade apresenta uma peça de Ricardo Boléo sobre a beleza e a importância da aceitaçâo do corpo para ser feliz, independentemente do peso. Estará em cena de 25 de Março a 19 de Abril às 22h (quarta a sábado, domingo às 17h) na Sala Estúdio, em Lisboa. As protagonistas da peça são duas mulheres muito diferentes. Uma delas busca a 'beleza fácil' e perde-se no mundo da fantasia e da falsa felicidade para iludir a sua insegurança profunda. A outra, gorda, reconhece o corpo que tem e aceita-se a si mesma. O resultado é que esse reencontro e aceitação tornan-na uma mulher mais feliz.
O novo Acordo está a chegar as instituições oficiais

Segundo o ministro da Cultura português o novo Acordo Ortográfico terá de entrar em vigor nas instituições oficiais já ao final do primeiro semestre deste ano, tanto em Cabo Verde como em Portugal. António Pinto Ribeiro, que se encontrava na Cidade da Praia integrado na comitiva do primeiro-ministro José Sócrates, afirmou que a «nova política de cooperação portuguesa» passa por isso mesmo, «em pôr em vigor o Acordo Ortográfico». «Não tenho a dúvida nenhuma (que Cabo Verde oficializará o acordo). Nesse domínio, vamos ter um grande entendimento e acreditamos que, ainda no primeiro semestre deste ano, vamos pôr em vigor na documentação oficial (portuguesa e cabo-verdiana) tudo o que é o Acordo Ortográfico», referiu. «É preciso perceber que se vai passar a escrever segundo as regras do acordo, significa que os operadores [editores, escritores], os que produzem mais língua escrita, porque se trata de ortografia, não das pronúncias, não do léxico, vão ter esse trabalho e nós vamos seguramente alcançar». Um trabalho onde também terão o seu lugar os computadores... Com este fim Priberam aproveitou para lançar nestes dias a versão mais recente do pacote de ferramentas linguísticas FLiP 7, sendo a primeira aplicação para o Microsoft Windows a conter as alterações do Acordo Ortográfico. O produto está preparado para seis línguas: português, espanhol, alemão, francês, inglês e italiano. Na prática, o FLiP 7 inclui quatro ferramentas para o português: português europeu com e sem acordo e português do Brasil com e sem acordo. Esta opção de escrever com ou sem as novas normas justifica-se pelo facto do Acordo Ortográfico ainda não ter entrado em vigor nos oito países que o assinaram: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Uma boa maneira de se adaptar as novas regras.
domingo
Jerusalem
quarta-feira
11-M, cinco anos já

| |||
Kronos

Matriz

sexta-feira
'Ensaio Sobre a Cegueira' (A Ciegas) finalmente em Espanha

Está a chegar a Espanha, será o dia 13 de Março... Já estreia em Portugal e no Brasil, chega adiado e vamos ver que acontece com a crítica. O filme baseado na obra-prima 'Ensaio Sobre a Cegueira' de José Saramago, o livro que lhe deu o Nobel é uma alegoria contundente e sufocante sobre a ideia-verdade de que nós não somos nada, que a vida e muito curta, e que neste mundo as pessoas se recusam a ver o que está diante de sua cara... Tratando-se de um livro, à partida, inadaptável, é um feito tremendo fazer um filme como este. Não sei bem como o realizador Fernando Meirelles e o seu argumentista (o talentoso Don McKellar, que entra no filme no papel do ladrão) conseguiram a proeza, mas Ensaio Sobre a Cegueira consegue ter uma credibilidade incrível no que tem de mais literal, sem que a poesia da alegoria de Saramago perca força. Por outra parte, as críticas em Portugal falaram do uso e abuso do experimentalismo do realizador, das cenas desfocadas e descoloradas, sempre com uma aura esbranquiçada... É certamente um filme apocalíptico, se calhar sinistro... que consegue a aparência dum filme de zombies mas com o aval de Saramago, Meirelles e os actores: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Alice Braga e Danny Glover.
quinta-feira
Festival de Chocolate de Óbidos

Televisão em streaming

Somos espanhóis e moramos em Portugal, com vontade de conhecer o que acontece no nosso país... ou estamos a estudar português e queremos ver a televisão do país vizinho... Na Net agora a oferta começa ser interessante... O novo canal Tvi24 tem 24 horas online na sua página, na Tvi temos os seus melhores videos, na SIC também podemos encontrar sínteses dos seus programas, na RTP... e se o nosso objetivo e ver a televisão online, seja portuguesa, seja de outros lugares, a melhor escolha é a TvTuga, uma web para ver televisão em streaming (forma de distribuir informação multimídia através da Internet) que da-se.
domingo
Um Magalhães no Congresso

O 'Magalhães', o netbook criado para os meninos portugueses pelo Governo Sócrates, foi avistado no XVI Congresso Nacional do PS. A noticia não deixa de ser curiosa porque entre todos os netbooks à venda nas lojas de todo o país, o militante socialista Fernando Martinho, escolhiu este. «Permite-me ter os programas que uso normalmente, o Word, o Excel, o Powerpoint e a ligação à Internet e ainda tem uma boa bateria, já estou aqui há bastante tempo com ele», justificou. «Estou a ouvir os discursos e, ao mesmo tempo, estou a trabalhar num documento que estou a elaborar para dar um parecer na União Europeia, cujo prazo acaba hoje. Como queria também assistir ao congresso, nada melhor que trazer um instrumento de trabalho, que me permite fazer as duas coisas ao mesmo tempo». «Provavelmente há mais pessoas que até o têm, mas têm vergonha de os usar aqui, porque foi apresentado como sendo para as crianças, mas está no mercado à venda para qualquer pessoa. Julguei que mais gente ia utilizá-lo aqui, mas não tenho nenhum problema». Seja para apoiar ao seu líder, seja questão de desenho, eu prefiro o meu Toshiba Libretto, pelo menos não me vejo como uma criança de caminho à escola.
Tvi24, novo canal também na Net

Às nove da noite de quinta-feira, a Tvi24 iniciou as suas emissões na posição 7 da ZON TV Cabo. Mas para nós, que ainda somos independentes da televisão paga, e para aqueles que estudam português no estrangeiro, oferecem também as 24 horas na Net. Ainda é cedo para emitir qualquer juízo de opinião sobre o que para já seguiu as boas regras de um canal de informação (noticiário às nove com “frente-a-frente” entre Pina Moura e Bagão Felix, debate com comentadores às dez...)... resta esperar. O canal vai estar no ar “24 horas por dia, oito dias por semana” e vem com a mesma promessa de rigor, isenção, independência e frontalidade que todos os canais de informação quando iniciam emissões. Com a chegada da TDT, o novo canal em aberto, e estreias como estas, está a ser um tempo interessante onde a Tvi24 tem de encontrar o seu lugar e vai forçosamente precisar de algum tempo para se instalar.