sábado

O eléctrico

E em Lisboa esses ainda são chamados de “amarelos”. É claro que há eléctricos mais novos e modernos como em todas as cidades européias, mas eles mantiveram no centro velho de Lisboa aqueles mais antigos. A Companhia Carris de Ferro de Lisboa é que explora os serviços de eléctricos desde 1872, ano de sua fundação e também da inauguração da primeira linha - entre Santa Apolônia e o aterro da Boavista, em Santos.


terça-feira

Rita Guerra, acústico ao vivo

Rita Guerra é considerada uma das maiores vozes portuguesas. Provou em 2005 ser uma das artistas mais querids do público português com a conquista de duas platinas e un Coliseu de Lisboa cheio. Os seus temas 'Chegar a ti', 'Secretamente', 'Sentimento' e 'Brincando com o fogo' ficam no coração do país e são também garantia de mais um disco de êxitos. Este é o seu ano, com 'O melhor de Rita Guerra, Acústico Ao Vivo', uma edição especial de cd mais dvd que reúne os melhores temas dos seus 25 anos de carreira, cantados num espectáculo preparado em exclusivo para a edição deste disco.

segunda-feira

23 de Fevereiro

Se calhar porque estes dias em Espanha não há mais que filmes sobre o 23F o porque com os anos a saudade é maior... penso que hoje é um día para lembrar o que faziamos no 23 de Fevereiro de 1981, faz 28 anos... Eu ainda andava na escola, todo aconteceu tão rápido... e os professores tinham medo, tanto que decidiram que todos foramos a casa... Faz 28 anos na televisão só havía filmes cômicos... uma maneira de evitar que estiveramos a pensar... mas todos, meninos e velhos, pesavamos... Já conheciamos a falta de liberdade (Portugal a conhece também) e tinhamos medo de virar para trás... Eu não sabía o que sería do meu futuro o da minha vida... mas agora com 28 anos mais, sei que se o golpe de Estado fosse conseguido o seu propósito, a minha vida sería outra, não sei se melhor o pior, mas outra... e também não em Espanha, mas por outros motivos...


quinta-feira

Planeta se instala em Portugal

O Grupo Planeta, a multinacional espanhola, acaba de se instalar em Portugal. Uma das apostas da editora é o novo livro da escritora brasileira Lya Luft (fotografia), 'O Silêncio dos Amantes'. O livro é um conjunto de contos sobre o silêncio e a comunicação nas relações humanas". Junto con esta, cuatro mais traduzidas ao português: 'O Mundo', o Prémio Planeta 2007 e também Premio Nacional de Narrativa 2008 (España), é uma autobiografia ficcionada de Juan José Millás. 'Guia da Barcelona de Carlos Ruiz Zafón' de Sergi Doria, um guia literario da cidade que inspirou os romances mais conhecidos do autor catalão. 'Michelle - Uma Biografia' retrato da Sra. Obama, elaborado pela jornalista Liza Mundy a partir de testemunhos de amigos, colegas, familiares da mesma M. Obama. 'Firmin' de Sam Savage, historia de uma ratazana que se apaixona pela literatura ao devorar livros para sobreviver. A editora sedeada em Barcelona já tem 60 anos e toda uma historia que a avalizam. É o primer grupo editorial em Espanha e América Latina e segundo em França; agora quer encontrar um lugar em Portugal e chega com vontade.

Teses académicas à venda na Net

Há à venda em Portugal teses de doutoramento que podem chegar aos 50 mil euros. De acordo com o Diário de Notícias, o negócio dos trabalhos académicos por encomenda estende-se aos mestrados e às licenciaturas - e com preços de todo o tipo. Muitos desses trabalhos são publicitados pela Internet, meio por excelência para o negócio. No entanto, em muitos casos os artigos comprados acabam por se revelar como verdadeiros plágios - e só por isso os prevaricadores são descobertos.

segunda-feira

Forum Estudante

A Forum Estudante oferece a sua revista gratis na Net para todos aqueles jovens portugueses que procuram des informações sobre cursos, instituições e profissões entre outros e também para aqueles que querem praticar a língua portuguesa. Forum nasce tendo como berço uma feira na área da orientação escolar e profissional para os estudantes en 1991 e conhecendo a sede de informação prática que se fazia sentir no país. Começa por ser vendida nas bancas e ao mesmo tempo cria-se o Clube Forum. No mesmo ano a Forum Estudante cria o projecto do Navio Lusitânia Expresso, com o fim de colocar uma coroa de flores no cemitério Santa Cruz em Timor, em memória das vítimas do massacre que ali havia tido lugar. Sete anos mais tarde, tomaram a decisão precursora da distribuição gratuita nas escolas e já no século XXI converte-se numa fonte de informação a través da Internet, por meio da página e agora da revista em formato pdf para descarregar no computador.

terça-feira

Sericaia

A minha amiga Lucia gosta tanto dele, que quero começar esta secção a falar do bolo que descobri este natal. O sericá ou sericaia é um doce típico da cidade de Elvas, na região do Alentejo. Consiste num preparado à base de leite, ovos, farinha e canela. Tradicionalmente, a sericaia era cozida no forno num prato de estanho. No Alentejo é servido com as famosas Ameixas d'Elvas, Grata surpresa... eu não tinha a menor noção de como ia ficar, de como seria o sabor ou o aspecto. Foi o sucesso das férias.


Receita: http://www.culinarias.net/receita/?426/Sericá_ou_Sericaia/


A ministra que não existe

Há tres formas de governar: contra todos, contra alguns our contra ninguém. A ministra de Educação não consegue o meio-termo: começou por confrontar toda a gente ao mesmo tempo, agora não pode confrontar ninguém. 

Na semana passada tentou introduzir alterações na correcção e avaliação dos exames nacionais com perguntas de resposta múltipla. O objectivo era aumentar a exigência, diminuir este tipo de perguntas e obligar os alunos a acertar em todas as de cada grupo para terem pontuação – quem falhas-se uma de quatro tinha zero nesse conjunto.

Para os técnicos do ministério, estas alterações eram justas, “tecnicamente correctas” e diminuíam probabilidade de os alunos acertarem por acaso. Mais: depois de uma primeira oposição dos professores e de uma reunião com o Gabinete de Avaliação Educacional, chegou-se à conclusão de que as mudanças eram correctas. Então, porque é que não avançaram? Porque o  aumento da exigência é equivalente ao aumento do descontamento os estudantes? E esta ministra não pode ter mais manifestações na rua.

É assim que uma medida que aumenta o rigor e o esforço dos alunos cai porque aumenta também a “ansiedade”. É assim que uma medida que aumenta o rigor e o esforço dos alunos cai porque aumenta também a “ansiedade”. É asssim que uma medida correcta e necessária cai porque existe uma ministra fraca. É assim que os sindicatos de profesores conseguem ir desgastando e anulando a ministra da Educação.

Maria de Lurdes Rodrigues não consegue suportar a contestação dos profesores. Nem mais nenhuma contestação. Hoje ella não é uma ministra fragilizada. É uma ministra inexistente – a contar os dias até ao fim do seu mandato.


crédito: Revista Sábado



Amália, o filme


En Junho de 2008 foi apresentada na Estufa Fria, em Lisboa, a primeira biografia ficcionada sobre a cantora de fados Amália Rodrigues... começava o filmagem. Hoje, com dois meses já desde a sua estréia, a crítica divide-se. Mas "Amália" é uma história de amores e de glória, uma história dramática e de exaltação. A cantora mostra-se como uma figura contagiante, entre o lado luminoso e a atracção pelas sombras. O ponto de partida é uma noite de 1984 em Nova Iorque: Amália vai matar-se. A obsessão pela morte vem da adolescência, ela está doente, pensa que é agora. Abre as portas da varanda da sua suite, sobe um degrau do parapeito e olha para o abismo. E é nesse momento, debruçada sobre o abismo, que Amália revê uma vida de génio artístico, de sucesso planetário, mas também de frieza familiar, de desilusões amorosas, em que avulta uma paixão impossível, a relação controversa com a extrema melancolia do fado, que não ama por se aproximar demasiado das sombras da sua vida mas que faz vibrar como ninguém, dando ao filme os seus momentos mais espectaculares. De 1954 a 1984, são trinta anos em busca de um equilíbrio que escapa ao mesmo tempo que consegue o maior sucesso mundial.  Sandra Barata Belo é quem interpreta a Amália neste filme, e não todos estiveram de acordo com a escolha no começo, ainda mais... este é um dos handicaps que, para alguns, apresenta o filme (um erro na minha opinião). Barata Belo estudou os gestos, o comportamento, a cadência do canto e da fala, descobriu-lhe a timidez e a insegurança e as variações entre a alegria e a tristeza nos anos que o filme abrange. Teve tudo registrado num caderno, uma espécie de diário, um mapa cartográfico das emoções nas diferentes cenas do filme, variando entre a euforia e a vontade de resistir. 'O mais difícil é atingir a profundidade dela, mais do que a tristreza' refere a actriz. 'Não gosto de imitações. Eu tenho um bocado de aversão a essa palavra, porque acho que imitar é limitado. Eu gosto de criar. Eu sei que ela existiu, que passou por determinadas situações, mas aquilo que vou fazer é recriála, então também tenho que ter alguma coisa minha nesse processo. É a minha maneira e a maneira de nós todos, no filme "Amália", olharmos a Amália', sublinha. Um bom trabalho ainda para muitos por descobrir.

segunda-feira

Troco férias por acções

Os investidores de Bolsa têm mais uma opção para lucrar com títulos desvalorizados: podem usá-los para pagar uma estadia nas Caraíbas. Sete dias de férias num luxuoso resort nas Caráibas, com tudo incluído, custam uma pequena fortuna. No Settlers Beach, na ilha Barbados, por exemplo, podem chegar aos 4800 euros - mas, se preferir, pode pagar com 35 acções da Apple, 12 do Google ou 11 do grupo Washington Post. E nem un cêntimo mais. Esta é a proposta da Elite Island Resorts, dona da segunda maior cadeia de hotéis de luxo nas ilhas caribenhas: trocar títulos de Bolsa desvalorizados por uma temporada em qualquer um dos seus resorts espalhados por sete ilhas, como Caimão, Barbados, Antígua ou St.ª Lúcia. Mais exemplos: € 17 Heinz, com 79 acções da empresa compra sete dias numa suíte na Grande Caimão... € 55 Colgate, com um lote de 87 acções, paga uma semana de luxo em Barbados... € 40 Coca-Cola, sete noites num bungalow em Antígua custam 4599 euros - ou 115 acções. Para o grupo Elite, que espera conseguir reservas no valor de 8 milhões de euros, esta é uma forma de os investidores tirarem porveito de acções que, em muitos casos, valem menos de metade do que eles pagaram por elas. Mas avisa: mesmo que as cotações subam antes das férias, não há direito a reembolsos. 

crédito: Revista Sábado


Apaixonar-se pela astronomia

Este é o ano da astronomia e são alguns os eventos organizados em Portugal para celebrar o día no que Galileo foi o Campanile na Praça São Marcos em Veneza para olhar o ceu. Se calhar este ano será também um bom ano para passar a gostar da astronomia. Como li hoje numa revista, "gostar, olhar com gosto, com espanto, com curiosidade, para o mundo". Porque na verdade, "não é para os astros, é para o mundo, por isso tambén para nós, o terceiro planeta". Se queres desfrutar do nosso mundo e celebrar o ano diariamente olha no seguinte endereço onde podemos encontrar a foto do dia. O modo de apaixonar-se pela astronomia a través de cada fotografia nova da Terra, do nosso sistema solar e do Universo mais fundo.